Sem máscaras

Esse blog é uma espécie de "reclamário"que construí cá online. Com comentários sobre cultura, comportamento, um pouco de política. Opinião. Ironia. Os temas são amplos: o que der na telha, entre livros, músicas, videos, séries de tv, um e outro filme, papos de boteco, enfim - aquilo de que nos ocupamos na web e na vida.
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de março de 2010

30/03/2010 Dia Histórico para a Física.




Hoje é um dia histórico para a Física de partículas: o LHC - Large Hadron Collider, o maior acelerador de partículas de todos os tempos, funciona perfeitamente bem e bateu recorde de energia!

Os cientistas do CERN - Organização Européia para Pesquisa Nuclear conseguiram acelerar prótons até a velocidade v = 0,999999964c onde c é a velocidade da luz no vácuo. Na prática, dentro do anel são acelerados dois feixes de prótons em sentidos opostos, cada qual com velocidade v, quando então são alinhados para entrar em colisão, um processo delicado que, segundo Steve Myers, diretor de aceleradores e tecnologia do CERN, "É como disparar agulhas dos dois lados do Atlântico e esperar que elas colidam de frente no meio do caminho".



Um comentário: